domingo, 6 de novembro de 2011

A Internet como um artefato cultural

A Internet e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), em geral, podem ser compreendidas como artefatos culturais (Hine, 2000, 2005; Shah, 2005; Espinosa, 2007) passíveis das apropriações e das reconfigurações de seus usuários.

Entendendo-se como o artefato cultural como um repositório vivo de significados compartilhados e produzidos por uma comunidade de ideias e um símbolo de comunhão (AMARAL, NATAL & VIANA, 2008).

Os traçados culturais demarcados pela interação nas comunidades, fóruns, blogs, plataformas são as pistas seguidas pelos pesquisadores em sua análise. Eles indicam uma gama variada de posicionamentos, mas principalmente norteiam de onde parte o olhar do pesquisador e sua identidade teórica. (AMARAL, NATAL & VIANA, 2008).


AMARAL; NATAL, Geórgia; VIANA, Luciana. Netnografia como aponte metodológico da pesquisa em comunicação digital  e cibercultura. In: Revista Famecos nº20, dezembro de 2008.
Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/ 4829/3687 Acesso em: 14/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário